A nova maternidade do Hospital Materno Infantil Santa Catarina está oficialmente de portas abertas e em atividade.
Às 14h desta segunda-feira, teve início a solenidade que marcou o início das atividades da nova estrutura do HMISC. As movimentações não ficaram só em formalidades e logo após sua ativação, o novo setor do HMISC já estava recebendo pacientes encaminhados pela rede básica, prescrevendo tratamentos e agendando os primeiros partos.
A obra que teve dois alicerces cruciais em sua fundação: o governo do estado, sendo Acélio Casagrande uma referência em termos de apoio e comprometimento e a gestão de Criciúma, onde o Prefeito Clésio Salvaro não mediu esforços para a materialização deste sonho que o HMISC representa para a população Criciumense e de toda população do sul de Santa Catarina.
Com equipamentos adquiridos por doação direcionada pela deputada Geovania de Sa, a obra teve incentivo de mais de R$ 2mi e investimento total que chega na soma de 5 milhões de reais. Tanto a deputada, quanto o secretário de saúde Acélio Casagrande foram homenageados pelo hospital com placas de honra ao mérito.
Ao ser entrevistado a respeito deste acontecimento o diretor do hospital, Leon Iotti em suas palavrad define o que significa este acontecimento para a saúde do sul de SC:
“A maternidade do HMISC é um marco na saúde da região sul e, também, do estado de SC. Pois até então, não havia um local para referência para as gestantes com quadros de alto risco, em situações que possam colocar em risco tanto a mãe quanto a criança. Até a abertura da maternidade, nos casos de uma mãe necessitar interromper sua gestação por quaisquer problemas que ocorressem, essa mãe seria separada da criança que seria encaminhada para uma UTI Neonatal. Com a nova maternidade do HMISC, duas frentes são abertas: A maternidade em si, com 2 obstetras, anestesiologista e equipe preparada para atender gestantes. E, também, a UTI neo com dois especialistas responsáveis pelo atendimento dos recém nascidos que venham apresentar alguma situação anormal ao nascimento.”
O diretor ainda ressalta que o corpo de funcionários teve seu número elevado em mais de 140 colaboradores, duplicando a equipe do hospital e reforçando o compromisso de buscar não só a referência, mas a excelência dos serviços de saúde prestados pelo HMISC.
Em nome do Ideas, nosso profundo agradecimento a todos que se mobilizaram para a viabilização deste projeto, angariando recursos e traçando estratégias que, em meio à mutirões, resultaram nesse marco para a saúde do estado de Santa Catarina.